Blog
Cárie Dentária
21-05-2010 19:20
As cáries são fissuras que ocorrem nos dentes devido à erosão causada por ácidos em deterioração dos alimentos.
A parte externa dos dentes é coberto por uma camada dura de esmalte, enquanto o interior é macio, contém nervos e vasos sanguíneos.
Quando a decomposição afeta o nervo pode sentir dor e pode até perder o dente afectado.
Cárie é uma das doenças mais comuns que afetam mais de 90% da população em geral.
Tipos de Cavidades
Cárie de superfície lisa são os de desenvolvimento mais lento, é evitável e reversível do tipo. Ela começa com uma mancha branca onde as bactérias dissolvem o cálcio no esmalte. Eles são mais comuns entre 20 e 30 anos de idade.
Buracos e fissuras cárie ocorre em torno de 10 anos, em dentes permanentes. Normalmente forma nas ranhuras estreitas de superfícies de mastigação dos molares ao lado da bochecha. Este tipo de cárie progride rapidamente.
Cáries de raiz são apresentados na camada de tecido ósseo que cobre a raiz, a exposição à recessão gengival. Após a idosos e de meia idade. Eles são produzidos pela dificuldade de limpeza nas seguintes áreas e elevado teor de açúcar nos alimentos.
Cárie em esmalte é lento, mas depois de entrar a segunda camada do dente, mais suave e menos resistente chamado dentina, está se espalhando rapidamente.
CAUSAS
- Falta de higiene oral
A cárie dentes inclinados são aquelas que têm relativamente pouco flúor, orifícios e fissuras que retêm pronunciado chamada chapa.
Sintomas
- Inflamação
- A dor aguda
- Aumento da sensibilidade a alimentos e bebidas quentes ou frias
Se você suspeitar que sofre de cáries em qualquer dos seus dentes, consulte seu dentista, que podem detectar através de um exame visual ou pode exigir uma radiografia dentária.
Os especialistas recomendam a realização de uma série de radiografias de todos os dentes, pelo menos a cada três anos para acompanhar as condições em que eles ocorrem.
Um erro comum é deixar o movimento até que a dor das cavidades nos dentes, nestes casos, tudo o que você obtém é que a cárie pode ser prevenida progresso oportuna.
PREVENÇÃO
A chave para a prevenção da cárie é baseado em algumas estratégias gerais como:
- Uma boa higiene oral
- A aplicação de flúor
- A colocação de vedantes
- Evite doces muito doces e bebidas
- Tente comer uma dieta equilibrada
- Escovar os dentes três vezes ao dia ou depois de cada refeição
- Floss
- Use creme dental ou bochechos com flúor
Não se esqueça que o check dental deve ser feita a cada 6 meses, embora nem todas as correções incluídas radiografias.Dependendo do parecer do dentista sobre o estado geral dos dentes, as radiografias podem ser realizadas entre 12 e 36 meses.
Tratamento
Envolve a remoção da estrutura dentária cariados e substituí-la por um enchimento especial.
Para diminuir a dor pode tomar um analgésico como o paracetamol ou o ibuprofeno, juntamente com uma compressa quente.
É importante não deixar o tempo passar e ir com dontólogo imediatamente para começar o tratamento e evitar um problema maior.
O dentista terá de remover o tecido podre com uma broca especial e colocar um material subjacente ao aterro sanitário. A substância é usada muitas vezes uma amálgama de prata e outros metais.
A dor termina quando você preencher a lacuna (buraco), como o preenchimento protege o nervo do dente.
A decadência não vai curar por conta própria, e pode piorar se não for tratada a tempo. Depois de ter sido tratado, sem problemas novos, excepto se provar amálgama.
Complicações e Endodontia
Quando as cáries não forem tratadas a tempo, pode tornar-se profundamente e, nestes casos, o dentista vai colocar um preenchimento temporário para permitir que o dente se curar antes de colocar um preenchimento permanente. Deixar uma rachadura no dente eo nervo pode conduzir à infecção e, em alguns casos, até mesmo a perda total do dente. Infecções causadas por cáries, se não tratadas a tempo, ser ampliada para formar um abcesso raiz do dente (coleção de pus). O pus pode acumular-se causando a inflamação da gengiva adjacente, ou muito difundida.
Quando decadência longe o suficiente para danificar a polpa de forma contínua, a única forma de eliminar o sofrimento é a remoção da polpa através do canal da raiz, um procedimento conhecido como canal ou extrair o dente finalmente.
Um molar endodonticamente tratados podem ser protegidas com uma coroa que cobre toda a superfície de mastigação.
Depois de uma semana ou duas de endodontia, você pode expressar algum desconforto, como febre, dor de cabeça ou uma dor de mandíbula. Estas complicações requerem atenção médica.
Se um dente, ele deve ser substituído o mais rapidamente possível, pois caso contrário, os dentes podem ser movimentados, alterando a mordida. A substituição destes pode ser uma ponte, uma prótese próteses parciais fixas e implantes para substituir dentes.
Fonte:https://www.saudedicas.com.br/doencas/carie-dentaria-182953
———
Como se formam as Cáries
21-05-2010 19:17As bactérias encontradas normalmente em nossa boca transformam restos de alimentos grudados nos dentes em ácidos. Estes ácidos, formados por um processo de fermentação, atacam o esmalte do dente (a parte branca) corroendo-o e provocando a cárie e a inflamação da gengiva.
———
Onde a Cárie pode ocorrer?
21-05-2010 19:02A razão para escovarmos e passarmos o fio dental é remover a placa, uma película bacteriana incolor e pegajosa que se forma constantemente sobre os dentes. A placa é uma das principais causas de cárie.
Como a placa causa a cárie nos dentes?
As bactérias na placa reagem com o açúcar dos alimentos que comemos para produzir ácidos que podem atacar e enfraquecer o esmalte dental (a capa dura e protetora sobre nossos dentes), abrindo caminho para as cáries se desenvolverem.
Há três locais diferentes onde a cárie em um dente pode ocorrer:
A cárie nas superfícies oclusais dos dentes ocorre quando a placa fica presa nas ranhuras. Esse tipo é o mais comum em crianças, pois elas freqüentemente pulam essas áreas durante a escovação. A cárie entre os dentes ocorre quando a placa se fixa nessas superfícies de difícil acesso.
Essas áreas não podem ser alcançadas somente com a escova de dentes podendo ocorrer cáries se você não usar fio dental ou limpar entre os dentes regularmente. A cárie nas superfícies radiculares dos dentes ocorre se você sofreu recessão gengival ou perda óssea, estando isso freqüentemente associado com doença gengival ou periodontite.
Também é mais comum com o envelhecimento, pois a gengiva começa a se retrair. Caso a placa se forme sobre raízes expostas dos dentes, que não são protegidas pelo esmalte, as cáries irão se desenvolver rapidamente.
———
Saúde Bucal para os Bebês
21-05-2010 18:39
Além das indiscutíveis propriedades físicas, nutricionais e psicológicas do leite materno, a amamentação é importante para a saúde bucal do bebê. Mamando no peito, o bebê respira pelo nariz e é obrigado a morder, avançar e retrair a mandíbula. Isso propicia o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face, possibilitando a obtenção de uma boa oclusão dentária.
Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deve ser substituída por uma dedeira. Aos 18 meses, com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil sem creme dental ou com um creme dental sem flúor. O creme dental fluoretado só deverá ser utilizado a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso.
A cárie é uma doença transmissível. O Streptococcus mutans, bactéria causadora da cárie, pode ser transmitido da mãe para o filho pelo contato direto. Por isso, não se deve soprar a comida do bebê nem experimentá-la com o talher dele, pois é possível transmitir a ele essas bactérias.
A primeira visita ao dentista deve ser feita ainda na gestação. O ideal é que a mãe faça uma consulta para receber as orientações necessárias para manter a correta saúde bucal do seu filho. Independentemente da consulta da gestação ter sido realizada, a primeira consulta do bebê deve ser por volta dos 6 meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente decíduo. Preferencialmente, a consulta deve ser realizada com o odontopediatra, pois é ele o profissional habilitado a fazer esse primeiro atendimento.
A cárie de mamadeira é uma cárie de desenvolvimento rápido (aguda), que provoca dor e dificuldade de alimentação, determinando perda de peso e de estatura. É provocada pela ingestão de líquidos açucarados na mamadeira, principalmente durante a noite, sem que seja feita a higiene bucal posterior.
Quando for trocar a mamadeira pelo copo, e houver preocupação de o bebê não tomar mais leite a mãe deve ter alguns cuidados.Todo processo de remoção de hábitos deve ser lento e gradativo. Antes de remover a mamadeira, é necessário ter certeza de que seu filho sabe e gosta de tomar líquidos no copo. Para isso, primeiramente substitua apenas uma mamadeira pelo copo (geralmente, inicia-se pela mamadeira da tarde). Quando perceber que seu filho está tomando todos os 250 ml anteriormente oferecidos na madeira, no copo, substitua a mamadeira da manhã. No momento em que ele estiver ingerindo 500 ml de leite por dia no copo, a mamadeira da noite deverá ser substituída. Esse processo pode durar de 2 a 6 meses, dependendo da criança, por isso, o ideal é que ele seja iniciado um pouco antes dos 2 anos de idade. Para facilitar o processo, pode-se usar os copos com tampa, também chamados de copos de transição.
Para remover a chupeta, deve-se reduzir o seu uso a cada dia. Comece utilizando-a moderadamente, somente quando a criança estiver adormecendo. Quando a criança dormir, lentamente, remova a chupeta da boca e guarde-a. Nunca deixe a chupeta em correntes penduradas no pescoço ou ao alcance da criança. É a mãe que deve administrar as horas de uso, e não a criança. Assim, cada dia ela usará a chupeta um pouco menos até reduzir completamente o seu uso, o que deve ocorrer por volta dos 2 anos de idade.
Dr. Caio Racy
———
Alimentação Saudável
21-05-2010 18:31Conheça algumas orientações para uma alimentação e uma vida saudável!
Pirâmide Alimentar
Educação alimentar
Prevenir a cárie dentária pela redução dos alimentos cariogénicos implica não só reduzir a quantidade de ingestão de açúcares, mas também, e principalmente, a sua frequência. Também sob este ponto de vista, as instituições têm um papel muito importante, pois podem promover dietas equilibradas, com baixo consumo de alimentos açucarados (ex: uma sobremesa por semana, um pão com manteiga em vez de doce).
Existem materiais muito úteis, nesta área, nomeadamente o ‘Manual para uma Alimentação Saudável em Jardins de Infância’ e o ‘Manual de Educação para a Saúde em Alimentação’, que se recomendam. A dieta deverá incluir alimentos que estimulem a mastigação. No entanto, há pessoas com problemas neste domínio que, geralmente, comem papas. Deve-se, assim, ter o cuidado de não adicionar açúcar a estas preparações.As recompensas alimentares dadas por alguma tarefa bem sucedida não devem ser açucaradas.
Os técnicos devem sensibilizar as instituições e os pais para a importância do baixo consumo de alimentos açucarados e refrigerantes, informando que:
• os alimentos açucarados, sólidos e aderentes aosdentes são os mais cariogénicos;
• o efeito cariogénico dos alimentos é maior se estes forem ingeridos no intervalo das refeições;
• uma boa dieta passa pela selecção de alimentos naturais, fruta, legumes, cereais e alimentos fibrosos.
Fonte:Portugal. Direcção-Geral da Saúde – Divisão de Saúde Escolar, Manual de Boas Práticas em Saúde Oral para quem trabalha com crianças e jovens com necessidades de saúde especiais. –Lisboa, Direcção-Geral da Saúde, Divisão de Saúde Escolar, 2002.( Prof. Escovinha)
———
Blog principal
21-05-2010 16:30O nosso novo blog foi lançado hoje. Fique atento e tentaremos mantê-lo informado. As atualizações do Blog ocorreram as terças-feiras. Pode subscrever os novos posts deste blog via RSS feed.
———
Como garantir uma boa higiene bucal?
21-05-2010 16:08
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.
* Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
* Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
* Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
* Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
* Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.
Técnicas corretas de escovação: | ||
![]() |
![]() |
![]() |
Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Movimente a escova, afastando-a da gengiva. |
Escove delicadamente as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para frente. |
Com cuidado, escove a língua para remover bactérias e purificar o hálito. |
Uso correto do fio dental: | ||
![]() |
![]() |
![]() |
Use aproxima- |
Siga, com cuidado, as curvas dos dentes. |
Assegure-se de limpar além da linha da gengiva, mas não force demasiado o fio contra a gengiva. |
———
O Que é Uma Boa Higiene Bucal?
21-05-2010 15:55
Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:
* Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
* A gengiva não sangra nem dói durante a escovação
e o uso do fio dental;
* O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver experimentando um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave. Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
———
Blog
Cárie Dentária
21-05-2010 19:20———
Como se formam as Cáries
21-05-2010 19:17———
Onde a Cárie pode ocorrer?
21-05-2010 19:02———
Saúde Bucal para os Bebês
21-05-2010 18:39———
Alimentação Saudável
21-05-2010 18:31———
Blog principal
21-05-2010 16:30———
Como garantir uma boa higiene bucal?
21-05-2010 16:08———
O Que é Uma Boa Higiene Bucal?
21-05-2010 15:55———